ABERTURA DAS ATIVIDADES 2023 DA CMPS | VICARIATO SUL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA/DF (12/03/2023)

Caminhando com João Pozzobon no Ano Vocacional.
“Corações ardentes, pés a caminho. ”
(cf. Lc 24, 32-33)

Coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina, pertencentes ao Vicariato Sul da Arquidiocese de Brasília, reuniram-se na Paróquia Nossa Senhora de Fátima-Taguatinga, para juntos abrirem as atividades do ano e lançarem as propostas e metas para o ano 2023 no Vicariato, em preparação ao Jubileu de 75 anos da Campanha que acontecerá em 2025. O tema do encontro girou em torno das propostas elaboradas pelos dois Secretariado da Campanha (Atibaia e Santa Maria) através do subsídio “Nos passos de João Pozzobon”, concomitante com o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil com o tema Vocação, Graça e Missão. O evento serviu para despertar missionários e coordenadores para traçarem metas e se pôr em caminho nas suas missões. Não qualquer caminho ou percurso, mas seguindo a rota deixado pelo fundador da Campanha, o servo de Deus, João Luiz Pozzobon. Seguiremos nos passos de seu João, que tanto fez com amor e confiança na Santa Mãe de Deus para que seu apostolado desse fruto e chegasse até nós.

O evento contou com a presença da Ir. M. Clades, que mostrou o caminho que a Igreja está percorrendo atualmente, desde o Sínodo do Papa Francisco até o Ano Vocacional, que a Igreja no Brasil está vivenciando, e o estado permanente de missão vivida pela nossa Arquidiocese, preocupada com a atual situação que passa a população brasileira e mundial. A irmã nos lembrou que nosso Santuário Tabor da Esperança também estará celebrando bodas de prata em 2025”. “Vamos fechar os 100%”. 75 anos da campanha somado aos 25 do Santuário. Para isso foi destacado o trabalho do missionário que deve estar sempre vinculado à fonte e as graças do Santuário, sem estar alheio ao caminho trilhado pela igreja local.

A programação seguiu com a apresentação dos coordenadores de Vicariato e de Cidades do caminho a ser percorrido neste primeiro ano do Triênio, em preparação ao Jubileu brilhante da Campanha. Como “missionários da esperança”, fomos instigados a traçar nossas metas, balizadas nos passos de João Pozzobon, que como incansável peregrino, nos deixou uma rota pronta. Uma rota de alegria, de amor, de confiança na Mãe e Rainha, mas também de provações e dificuldades, de disponibilidade e de prontidão. Uma rota de sucesso, de quem nunca desistiu da missão. Fomos despertados a sair da inércia e comodismo que a pandemia nos colocou, e alguns teimam em não sair.

Como gesto concreto, cada missionário e coordenador foi orientado a traçar sua meta junto a Mãe e Rainha, para percorrer neste triênio de preparação para os 75 anos da CMP, balizado pelo roteiro de encontros “Nos passos de João Pozzobon” a ser realizado com as famílias. Temos muito a fazer nessa caminhada, mas com a bênção de Deus. A interseção da Mãe Rainha e o exemplo de João Luiz Pozzobon e do Pe. José Kentenich que sempre buscaram alternativas para transpor os obstáculos que apareceram em seus caminhos, haveremos de entregar uma Campanha revigorada e devolver a confiança para missionários e famílias que recebem a visita da Mãe Peregrina.

A exemplo dos discípulos de Emaús, que arda nosso coração e os pés se ponham a caminho (cf. Lc 24, 32-33).

Coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt
Vicariato Sul da Arquidiocese de Brasília/DF 
Margareth e Roberto
X