Agosto 2023 – Mês Vocacional | 4º Domingo – Vocações Leigas | (31 de agosto é o Dia Nacional do Catequista)

4º Domingo – Vocações leigas – Dia dos ministérios leigos
Por leigos entendem-se aqui todos os cristãos, isto é, os fiéis que, depois do Batismo, constituem o Povo de Deus. (Adaptação CIC 897)
O leigo tem como vocação própria, buscar o Reino de Deus exercendo funções no mundo, no trabalho, mas encaminhando e guiando-se segundo o plano e a vontade de Deus. São chamados a ser “sal da terra e luz do mundo”.
Seja na liturgia, ministério de música, ações de caridade, na comunicação  ou nas diversas pastorais e movimentos  existentes na igreja, os leigos são vocacionados a crescerem na fé e contribuir para o louvor do Criador e do Redentor.

31 de agosto – Dia do Catequista
A Igreja celebra no último domingo do mês de agosto o ministério dos catequistas.
“Ide por todo mundo, anunciai a boa nova a toda criatura” (Mc 16,15).

Caríssimos irmãos Catequistas

Os caminhos da Igreja no Brasil assinalam o mês de agosto com uma nobre particularidade. A temática vocacional recebe forte acentuação: dia dos pais, dia do padre, dia do religioso e dia do Catequista.

Começo chamando-lhe à recordação uma sua experiência pessoal muito singular: Lembra quando alguém lhe dirigiu o convite a tornar-se Catequista?

Certamente está presente em sua memória a pessoa, as frases e o contexto. Lembra também de sua própria reação? Talvez inquietação, ou dúvidas, ou temor por não se sentir apta(o). É até possível que lhe tenha aflorado a preocupação pela falta de tempo… Mesmo assim, embora com tantas objeções, você aceitou.

Estou certo que ainda estão bem presentes os motivos que moveram a aceitar… E o Espírito Santo estava lá: movia, suscitava, inquietava. E eis que desde sua liberdade e desde sua capacidade de amar houve um movimento de afeição amorosa pelo Senhor, pela comunidade, pelos “seus” catequizandos. (Dom José Antonio Peruzzo. Arcebispo de Curitiba-PR).

Por isso aqui vos falo que o catequista é um enviado para assumir sua missão de dar testemunho da palavra com força e coragem. Ser catequista é sentir-se responsável por uma igreja com sinal do amor de Deus. Catequizar é aproximar, é ouvir, é estar junto e participar, e é sofrer e também se alegrar com alguém.

Como catequista em minha paróquia gostaria de desejar a todos um feliz dia do catequista e que vocês continuem a levarem está missão com muito amor e forte devoção a todos de suas comunidades.

Cláudio e Rosângela
Catequistas | CMPS | Liga de Famílias de Schoenstatt

X