CONGRESSO DE OUTUBRO 2022 (Regional Coração Tabor) | Atibaia-SP (22 e 23/10/2022)

Como foi bom poder dizer: “Aqui é bom estar”. Foi o que aconteceu no Congresso de Outubro para o Regional Coração Tabor, no Santuário da Permanente Presença do Pai (Atibaia-SP), depois de dois anos impedidos de estarmos reunidos presencialmente por causa da pandemia.

Esta alegria e gratidão foram expressos na Santa Missa de Abertura do encontro, na 6ª. Feira na noite, celebrados pelo Pe. Marcelo Aravena e Pe. Rafael Mota. Seguiu-se uma apresentação da retrospectiva sobre os acontecimentos na Igreja, no Movimento e nos Ramos, impulsionando a um novo amanhã de esperança.

No sábado do dia 22 após a Oração da Manhã a meditação foi:  “Cristo, Filho Heroico do Pai” – o que significa andar com Deus? – como está minha vida de Aliança?

Na Aliança de Amor, a Mãe de Deus nos transmite o sentido pela proximidade de Deus e para o jeito de Deus nos conquistar. E assim aprendemos: a viver mais intensiva e alegremente o nosso dia a dia, suportamos mais tranquila e confiantemente as situações extremas e respondermos mais engajada e fecundamente as situações da época.

Ainda na parte da manhã, Pe. Marcelo Aravena, Diretor Regional do Movimento, proferiu a palestra sob o tema: Brasil Tabor, elaborado pelo Pe. Afonso Wosny Filho.

Ele nos encoraja a seguir unidos à Igreja, pois todo caminho ao Pai, passa por Cristo. Precisamos estar juntos como família de Schoenstatt em espírito sinodal de Pentecostes para cumprirmos nossa missão Tabor que nos vincula profundamente em Cristo. Seguiu-se reflexão em grupos sobre: 1) Como estamos criando a cultura Tabor na comunidade. 2) Como aplicar comunhão, participação e missão? 3) Uma frase que expresse a vivência de Cristo Tabor no seu Ramo.

No período vespertino, o casal Marcos e Cassiane Weizenmann deram um impulso para o Congresso de Pentecostes que aconteceu de 8 a 12 de junho deste ano em Schoenstatt, Alemanha. Eles fizeram parte do grupo de 8 participantes brasileiros entre os 145 representantes de 30 países.

Novamente, formaram-se grupos em forma de painel em que os participantes podiam optar por um dos desafios apontados na “Carta fraterna à Família Internacional de Schoenstatt”: participação dos jovens; formação para formadores, sinodalidade, protagonismo dos leigos, carisma profético e a pessoa do Pe. José Kentenich. As conclusões dos grupos foram apresentadas e serão enviados posteriormente, pela Central dos Assessores.

No jantar familiar ao ar livre, foi o momento de apreciar um pouco da culinária e  curiosidades interessantes, de cada um dos Estados que compõe o Regional CNBB, desde Oeste, Centro-Oeste, Leste e Sudeste.

Nesta mesma noite, os jovens conduziram o processo de consolidação das ideias para chegar à clareza do nome do Regional que atendia por Regional Sudeste. As conclusões dos grupos foram apresentadas na manhã de domingo.

À noite foi o momento de experimentar Cristo em adoração em frente ao Santuário, adoração esta que nos identifica com a Regional: acolhida e Coração.

No ultimo dia, no domingo, Pe. Marcelo Aravena conduziu o trabalho de definição final do nome do Regional e por unanimidade foi aprovado que o Regional passa a se chamar: Regional Coração Tabor. Coração, pois estamos no centro do país e Tabor porque irradiamos a fé com o grande número de Santuários Tabor que são lugares de grande peregrinação.

Pe. Marcelo Aravena ainda fez, breve mas importantes esclarecimentos sobre o processo de beatificação de João Pozzobon e a causa José Kentenich.

Fomos enviados como família de Schoenstatt com a Missa de encerramento. Pe. Marcelo Aravena em sua homilia nos afirma que: “Somos um Regional que ama o Santuário e queremos levar Cristo e Maria às famílias e que como Coração Tabor ansiamos levar o carisma profético e pedagógico de nosso Fundador.”

Nós congressistas voltamos para as nossas Dioceses com o intuito de avançar com novas inspirações para traçar metas de trabalho para o ano de 2023.

Edileuza Gonçalves / Corumbá de Goiás – Coordenadora da Diocese de Anápolis/GO
X